domingo, 29 de janeiro de 2012

O cuidador e a equipe de saúde



O cuidador é a pessoa designada pela família para o cuidado do idoso, quando isto for requerido. Esta pessoa, geralmente leiga, assume funções para as quais, na grande maioria das vezes, não está preparada. É importante que a equipe tenha sensibilidade ao lidar com os cuidadores. No livro “Você não está sozinho” produzido pela ABRAz, Nori Graham, Chairman da ADI – Alzheimer Disease International, diz: “uma das maneiras mais importantes de ajudar as pessoa é oferecer informação. As pessoas que possuem informações, estão mais bem preparadas para controlar a situação em que se encontram”. O ato de cuidar não caracteriza o cuidador como um profissional de saúde, portanto o cuidador não deve executar procedimentos técnicos que sejam de competência dos profissionais de saúde, tais como: aplicações de injeção no músculo ou na veia, curativoscomplexos, instalação de soro e colocação de sondas, etc.


As atividades que o cuidador vai realizar devem ser planejadas junto aos profissionais de saúde e com os familiares. Nesse planejamento deve ficar claro para todos as atividades que o cuidador pode e deve desempenhar. É bom escrever as rotinas e quem se responsabiliza pelas tarefas. É importante que a equipe deixe claro ao cuidador que procedimentos ele não pode e não deve fazer, quando chamar os profissionais de saúde, como reconhecer sinais e sintomas de perigo. As ações serão planejadas e executadas de acordo com as necessidades da pessoa a ser cuidada e dos conhecimentos e disponibilidade do cuidador.


A parceria entre os profissionais e os cuidadores deverá possibilitar a sistematização das tarefas a serem realizadas no próprio domicílio, privilegiando-se aquelas relacionadas à promoção da saúde, à prevenção de incapacidades e à manutenção da capacidade funcional da pessoa cuidada e do seu cuidador, evitando-se assim, na medida do possível, hospitalização, asilamentos e outras formas de segregação e isolamento.

Fonte: http://www.aciminas.com.br/

Um comentário:

  1. Olá, bom dia,
    Tudo bem?
    Imagino que seu trabalho cuidando de idosos vem possibilitando conhecer pessoas e famílias com trajetórias de vida bem interessantes pelas suas realizações, etapas conquistadas, momentos de superação etc.
    Essas histórias únicas merecem ser transformadas em livro e assim serão eternizadas para todas as gerações, evitando que sejam apagadas gradativamente pela ação o tempo.
    Se for sugerida a elaboração do livro, é possível que muitos se interessem, já que o custo será bem razoável.
    Posso elaborar o livro, reunindo textos e imagens, e você ficará com 35% do valor do projeto.
    A sua parte será passar para mim as informações obtidas e assim produzirei o livro completo (textos, inclusão de imagens, capa, projeto gráfico, revisão, diagramação etc.).
    Darei toda orientação necessária (tenho roteiro para esse fim), é algo simples de fazer e tomará muito pouco do seu tempo.
    Certamente você já conhece detalhes destas trajetórias pelas conversas e contatos mantidos.
    Já fiz vários livros assim com sucesso. Posso enviar exemplos se quiser.
    Sou escritor com 37 anos de experiência transformando trajetórias pessoais, familiares e corporativas em livros. Para conhecer o meu histórico profissional, acesse https://www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger
    Vamos trocar ideias para detalhar e esclarecer o que for necessário?
    Obrigado e até breve!
    Oscar Silbiger / Vida Escrita
    Av. Rotary, 125
    Campinas / SP
    19 99217-7849 Zap
    vidaescrita2016@yahoo.com

    ResponderExcluir